quinta-feira, 7 de julho de 2011
CALOPSITA
A Calopsita é encontrada na natureza na cor cinza com as bordas das asas brancas. O macho tem crista e cabeça amarelas e a fêmea tem crista cinza amarelado e a cabeça cinza. Ambos têm as bochechas vermelhas, mas a da fêmea é mais clara. A cauda do macho é preta e a da fêmea intercala o preto com o amarelo. É o que os criadores chamam de padrão silvestre ou normal.
Quando surgem aves mutantes na natureza, ostentando outras combinações de cores, dificilmente sobrevivem. Elas são vítimas mais fáceis de predadores, pois a coloração diferente ganha destaque e colabora para uma visualização mais rápida da ave por parte dos predadores naturais.
O contraste da cor negra na cauda parece deixar as outras cores se sobressaírem ainda mais. Mas essa é uma característica só dos machos, pois as fêmeas misturam o negro e o amarelo, na parte mais baixa da cauda.
As cores nas Calopsitas são derivadas, como na maioria dos psitacídeos em dois grandes grupos de pigmentos:melaninas e psitacinas (este é nome que recebem os lipocromos na família dos psitacídeos).
A partir do padrão silvestre, a criação selecionada fixou diversos padrões e também muitas variedades que se caracterizam pela mescla de padrões distintos e as inúmeras cores existentes hoje, são decorrentes da fixação de mutações feitas pelos criadores, diversas surgidas nos últimos 15 anos, algumas muito recentes e difíceis de serem encontradas nas lojas.
Assim temos a Calopsita Cinza, cor do padrão selvagem, é formada por:
Eumelanina - cores que vão do canela (eumelanina marrom) ao cinza ( eumelanina negra).
Psitacinas - cores que vão do amarelo ao laranja. Nos machos adultos as penas inferiores da cauda são cinzas escuras, são rajadas de amarelo nas fêmeas.
-
Atualmente encontramos centenas de combinações de cores derivadas de 15 mutações originais:
Sexo Ligado - Lutino - Canela - Pérola - Cara-Amarela - Paltinum
Recessivo - Arlequim - Cara-Branca - Fulvo - Pastel - Esmeralda (Oliva) - Prata Recessiva
Dominate - Prata Dominante - Cara-Amarela Dominante - Selvagem (Cinza)
- Padrão Canela: São aves que perdem a melanina negra e mantém apenas a eumelanina marrom e a feomelanina. Como em todos os canelas, nascem com os olhos avermelhados, mas escurecem ainda antes de deixar o ninho.Preservam a psitacina, assim possuem face amarela e bochechas laranjas, bem como a face interna da cauda rajada de amarelo nas fêmeas e filhotes. Unhas são canela escura.
- Padrão Pérola: Mutação que proporciona falha irregular na eumelanina, originando aspecto carijó, ou seja, pintas que vão do branco ao amarelo nas costas, nucas e asas. O peito se torna irregular e mesmo amarelo esbranquiçado. Os machos pérolas são pleiotrópicos, ou seja devido a fatores hormonais perdem parcial ou totalmente as pintas quando adultos.
- Padrão Lutino (Ino): São aves brancas com ausência total de eumelaninas, mas que preservam a psitacina, assim possui face amarela e bochechas laranja preservadas, bem como face interna da cauda rajada de amarelo nas fêmeas e filhotes. Pés cor de rosa e olhos vermelhos. Algumas linhagens apresentam-se carecas sob o topete . Estas devem ser evitadas para reprodução. O correto é possuir a cabeça totalemnte empenada. Pode se obetr ainda uma combinação com pérola, originando um ave branca pintada de amarelo (perolada) e ainda curiosamente combinada com arlequim origina lutinos de olhos pretos.
- Padrão Arlequim: Um caso de mosaicismo, onde há falha parcial e irregular de psitacina ocasionando aves pintadas de branco ou brancas amarelado. Podem ser pouco pintadas que possuem mais branco que cinza ou outra cor de fundo.São os chamados reversos. Lutinos arlequins são totalmente brancos de olhos pretos.
- Padrão Cara Branca: Consiste na ausência total de psitacina, aves com a face totalmente branca, sem nenhum amarelo no corpo. São os equivalentes azuis de outros psitacídeos. Podem ser combinadas com todas as demais cores, mas deve-se evitar combinar CARA-AMARELAS, pois não resultam em efeito visível.
- Padrão Fulvo: Analogamente aos canelas, mas não ligado ao sexo, são aves que perdem a melanina negra e mantém apenas a eumelanina marrom e a feomelanina. Estes nascem com olhos vermelhos e os mantém na idade adulta. Preservam a psitacina, assim possuem face amarela e bochechas laranjas, bem como face interna da cauda rajada de amerelo nas fêmeas e filhotes. Unhas são canelas claras.
- Pastel: é diluído de psitacina , ocorre o clareamento da face, bochecha e todas as partes amerelas e laranjas. São aves de uma coloração pálida no geral. Podem ser feitas em todas as demais mutações.
- Esmeralda: (Oliva) - Na verdade é um caso de sufusão amarela. Trata-se do amarelamento de toda a coloração de fundo, ficando mesmo esverdeada quanto maior for a eumelanina presente. No Ino, torna a ave toda amarela, de um limão esverdeado.
- Padrão Prata: há duas formas distintas. A chamada Recessiva (Silver) e a Dominante (Silver Dominante). Na Recessiva, uma diluição da eumelanina negra, tornando-a cinza, quase prateada. Tem olhos vermelhos, bico e pés rosas, a exceção dos arlequins que mostram olhos escuros. Na Dominante trata-se da mesma forma de um gene diluído de eumelanina, produzindo uma melanina cinza mais clara, mas esta possui olhos escuros ao contrário da prata recessivo que possui olhos vermelhos. Os duplos-fatores são mais pratas (mais claros)!
-Platinum: Surgiu na Austrália e apresenta fenótipo de duas cores basicamente. As costas são de cor cinza escovado (semelhante aço escovado).Penas primárias das asas por vezes amarronzadas. O peito é branco , mas as penas inferiores da cauda em machos adultos é canela escura quase chocolate. Pés e bicos são rosas escuros.
- Padrão Cara Amarela:Uma das mutações mais recentes e pelo que sabemos se trata do único caso com duas formas mutantes quase idênticas: esta ligada ao sexo, e uma segunda, fenotipicamente idêntica de caráter dominante, consiste na transformação total da psitacina laranja em amarela, assim as bochechas laranjas deseparecem e as aves ficam com toda a face amarela.
- Padrão Cara Amarela Dominante: Semelhante ao recessivo , mas apenas um pouco mais forte no amarelo. Aves duplo fator podem ser discretamente alaranjadas, mesmo assim muito mais fracas que as aves PASTEL. Aves de fator simples são totalemente amarelas na face.
A maioria das Aves de Companhia, nomeadamente os Psitacídeos, não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea apresentam as mesmas características físicas e não nos é possível diferenciá-los. As diferenças nas cores e padrões podem ajudar, mas nunca darão 100% de certeza apenas o DNA. Outro meio para identificar o sexo da sua Calopsita é apalpar a região anal. Se houver espaçamento entre os ossos ela é fêmea, pois esse espaço é necessário para por os ovos, e se não tiver espaço entre os ossos é macho. Não é preciso ter medo de apalpar a Calopsita por que isso não a machucará. Caso você tenha medo de machucá-la, o melhor é o exame de DNA, que poderá com máxima eficiência determinar o sexo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário